Finalmente chegou a estação das frutas vermelhas. E eu simplesmente adoro essas frutinhas. Então, aproveitando a ocasião, resolvi fazer algumas novas receitas com as pequenas. Nada mais encantador que este festival de framboesas lindas, bem fresquinhas, e também, amoras, mirtilos (blueberries), groselhas (red currant) e cramberries.
Na massa foi utilizado o kefir de leite, mas o iogurte é perfeito para substituí-lo. Por falar nisso, nos pães e bolos onde substituí parte dos líquidos por um destes dois ingredientes, os resultados foram muito melhores que a receita original. É uma receita bem prática, muito fácil de fazer e com a vantagem de poder substituir as frutinhas ao seu bel prazer.
Estes são bolinhos macios e saborosos, uma delícia acompanhados de um chá bem quentinho e perfumado!
Baby Cakes de Frutas vermelhas
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo integral
1/2 xícara (chá) de farelo de aveia
1 1/4 xícara (chá) de açúcar demerara
3 ovos extra grandes
170 gramas de Kefir ou iogurte
1/2 xícara de óleo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (sopa) de raspas de limão siciliano
1 colher (sopa) de rum
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (sopa) de raspas de limão siciliano
1 colher (sopa) de rum
250 gramas de groselhas, amoras, blueberries, framboesas, cramberries (cerejas, morangos etc.)
Numa vasilha misture todos os ingredientes secos: as farinhas, o farelo e o açúcar. À parte, bata com um fouet o iogurte, o óleo e os ovos. Adicione as raspas de limão, o rum, e por último, junte a mistura de farinhas reservada. Acrescente o fermento e incorpore-o à massa. Distribua as frutas vermelhas sobre a massa e misture, delicadamente, trazendo a massa de baixo para cima.
Despeje em pequenas forminhas individuais descartáveis ou em forminhas para cupcakes, forno 180ºC, e asse por cerca de 20 a 25 minutos, dependendo do tamanho da forma. Se preferir asse numa forma de 20 cm de diâmetro e verifique com um palito o ponto do bolo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário