Probióticos do kefir e do iogurte como aliados da saúde

Probióticos são organismos vivos que trazem muitos benefícios à saúde. Equilibram a flora intestinal, controlam o colesterol e reduzem o risco de câncer.

Kefir e iogurte contêm o melhor dos
probióticos: os
lactobacilos vivos
que equilibram o funcionamento intestinal, impedem a multiplicação de bactérias nocivas, inibem a produção de toxinas, melhoram a digestão, fortalecem o sistema imunológico, além de prevenir o câncer de colón.

Uma dose diária de kefir ou iogurte é tudo de bom para nossa saúde.

Diferentemente do iogurte que é fermentado apenas por lactobacilos, o kefir é fermentado por mais de quarenta tipos diferentes de microorganismos em sua colônia, incluindo as leveduras (utilizadas na preparo de pão, cerveja, etc).

Os grãos de Kefir multiplicam-se conforme vão sendo cultivados, quanto maior a temperatura mais ativos ficam. São tradicionalmente doados e as orientações para seu cultivo são simples.

Pode ser misturado a frutas, mel e cereais e utilizado no preparo das receitas que tradicionalmente levam leite ou iogurte.

16 junho 2014

Baby Cakes de Frutas Vermelhas

Finalmente chegou a estação das frutas vermelhas. E eu simplesmente adoro essas frutinhas. Então, aproveitando a ocasião, resolvi fazer algumas novas receitas com as pequenas. Nada mais encantador que este festival de framboesas lindas, bem fresquinhas, e também, amoras, mirtilos (blueberries), groselhas (red currant) e cramberries.

frutas vermehlas


Na massa foi utilizado o kefir de leite, mas o iogurte é perfeito para substituí-lo. Por falar nisso, nos pães e bolos onde substituí parte dos líquidos por um destes dois ingredientes, os resultados foram muito melhores que a receita original. É uma receita bem prática, muito fácil de fazer e com a vantagem de poder substituir as frutinhas ao seu bel prazer. 

Estes são bolinhos macios e saborosos, uma delícia acompanhados de um chá bem quentinho e perfumado!

Baby Cakes de Frutas vermelhas
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo integral
1/2 xícara (chá) de farelo de aveia
1 1/4 xícara (chá) de açúcar demerara 
3 ovos extra grandes
170 gramas de Kefir ou iogurte 
1/2 xícara de óleo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (sopa) de raspas de limão siciliano
1 colher (sopa) de rum
250 gramas de groselhas, amoras, blueberries, framboesas, cramberries (cerejas, morangos etc.)

Numa vasilha misture todos os ingredientes secos: as farinhas, o farelo e o açúcar. À parte, bata com um fouet o iogurte, o óleo e os ovos. Adicione as raspas de limão, o rum, e por último, junte a mistura de farinhas reservada. Acrescente o fermento e incorpore-o à massa. Distribua as frutas vermelhas sobre a massa e misture, delicadamente, trazendo a massa de baixo para cima.

 Despeje em pequenas forminhas individuais descartáveis ou em forminhas para cupcakes, forno 180ºC,  e asse por cerca de 20 a 25 minutos, dependendo do tamanho da forma. Se preferir asse numa forma de 20 cm de diâmetro e verifique com um  palito o ponto do bolo.

Mufin ou Babycake de frutas vermelhas

Nenhum comentário: