Probióticos do kefir e do iogurte como aliados da saúde

Probióticos são organismos vivos que trazem muitos benefícios à saúde. Equilibram a flora intestinal, controlam o colesterol e reduzem o risco de câncer.

Kefir e iogurte contêm o melhor dos
probióticos: os
lactobacilos vivos
que equilibram o funcionamento intestinal, impedem a multiplicação de bactérias nocivas, inibem a produção de toxinas, melhoram a digestão, fortalecem o sistema imunológico, além de prevenir o câncer de colón.

Uma dose diária de kefir ou iogurte é tudo de bom para nossa saúde.

Diferentemente do iogurte que é fermentado apenas por lactobacilos, o kefir é fermentado por mais de quarenta tipos diferentes de microorganismos em sua colônia, incluindo as leveduras (utilizadas na preparo de pão, cerveja, etc).

Os grãos de Kefir multiplicam-se conforme vão sendo cultivados, quanto maior a temperatura mais ativos ficam. São tradicionalmente doados e as orientações para seu cultivo são simples.

Pode ser misturado a frutas, mel e cereais e utilizado no preparo das receitas que tradicionalmente levam leite ou iogurte.

18 julho 2008

Salada de Grãos de trigo e Hortelã


Receita exótica do Oriente

Uma salada refrescante de trigo em grãos, nozes, hortelã e um molhinho saboroso de coalhada (ou iogurte)


Salada de trigo em grãos, hortelã, nozes e molho de iogurte

Para os dias de calor, nada melhor que esta salada de trigo saudável e refrescante. É deliciosa e nutritiva. às vezes, gosto de acrescentar tomates secos em conserva de azeite, ou mini tomates frescos, ou uvas-passas sem semente, vou variando os sabores... e não preciso de mais nada... só uma rede e uma tarde preguiçosa.

Salada Trigo com Nozes e Ervas

2 xícaras (chá) de trigo em grão
1 xícara (chá) de nozes
sal e pimenta-do-reino a gosto
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
200 gramas de coalhada fresca ou iogurte
2 colheres de sopa de tahini
2 colheres de sopa de suco de limão
1 maço de hortelã fresca
1/2 maço de salsinha
cebolinha a gosto
2 pepinos grandes (utilizo o japonês, com a casca)
1 dente de alho

Deixar o trigo de molho em água filtrada por 2 horas. Cozinhar até amaciar. Escorrer e deixar esfriar. Picar grosseiramente as nozes, o pepino em cubinhos, o alho bem fininho, a hortelã e a salsinha. Misturar estes ingredientes ao trigo e temperar com sal, pimenta, azeite, tahini, suco de limão e coalhada. Servir gelado, salpicado com a cebolinha e decorado com folhas de salsinha e hortelã.


Nenhum comentário: